Robótica: a tecnologia do futuro que está a revolucionar a aprendizagem

A Robótica é, sem dúvida, uma tecnologia do futuro que permite, já no presente, desenvolver variadíssimas capacidades.

De facto, a robótica traz inúmeros benefícios ao ensino, tornando-o uma ferramenta de aprendizagem criativa, atrativa e inovadora. Através da robótica, os alunos exploram, experienciam, observam, analisam e constroem conhecimentos.

Robótica: um recurso pedagógico e lúdico

O uso desta tecnologia combina não só com as práticas pedagógicas dos professores, mas também com a transmissão e consolidação de conhecimentos e competências. Desta forma, os alunos podem beneficiar da robótica como meio de adquirir novas capacidade e melhorar as já adquiridas, e os professores podem utilizá-la do ponto de vista da melhoria e eficácia da prática docente, mas também dos processos de ensino e de aprendizagem, tornando-os não só mais lúdicos como também mais significativos.

Se, por um lado, os alunos podem adquirir e consolidar conteúdos das diferentes disciplinas com recurso a esta ferramenta educativa, por outro lado, podem também desenvolver o gosto pela programação e pela robótica.

Não há dúvida que as vantagens da utilização desta tecnologia são vastas e muito ricas do ponto de vista educativo, mas também lúdico.

Robótica: uma prática inclusiva

Na verdade, tanto pais como professores podem utilizar esta ferramenta, adaptando-a ao ritmo e às capacidades de cada criança, mas também aos conhecimentos previamente adquiridos, privilegiando, desta forma, a qualidade dos conteúdos abordados.

A robótica permite ainda que todos possam aprender juntos, sempre que possível, independentemente das dificuldades e das diferenças de cada um. Com esta intervenção é possível proporcionar a todos, e a cada um, um desenvolvimento harmonioso na escola e em casa.

A importância da Robótica no desenvolvimento de capacidades

Efetivamente, a utilização desta ferramenta permite o potenciamento de variadíssimas capacidades e competências nas diferentes áreas do desenvolvimento: motora, cognitiva, linguística e socioafetiva. O papel dos pais e dos professores é fundamental na aquisição destas habilidades.

Neste sentido, o recurso à robótica permite desenvolver inúmeras capacidades, nomeadamente as de: