Férias: desenvolva as habilidades socioemocionais dos seus filhos

As férias são, sem dúvida, um momento de grande diversão e uma excelente oportunidade para a família se reunir e fortalecer os seus laços afetivos e emocionais. Na família e com a família, a criança desenvolve uma série de habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento harmonioso.

Na verdade, as férias proporcionam aos pais e aos filhos a possibilidade de partilharem entre si experiências, descobertas e momentos que poderão ser essenciais para o seu crescimento enquanto família, gerando entre si uma forte cumplicidade e um tempo de convívio muito agradável.

Diversão em família

A família é o contexto ideal e o espaço privilegiado para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e as férias são o momento ideal para aprimorar as habilidades socioemocionais.

As atividades familiares em período de férias devem efetivamente proporcionar momentos gratificantes e prazerosos para toda a família, mas também significativos para o crescimento saudável da criança.

Acima de tudo, os pais devem escolher atividades que promovam a interação entre toda a família, proporcionando assim momentos divertidos e de grande qualidade relacional.

Dentro ou fora de casa, com a família e/ou com os amigos, o importante é manter as crianças ativas e entusiasmadas. O convívio social é primordial para estimular as habilidades sociais e permitir que a criança desenvolva a sua inteligência emocional e o seu funcionamento cognitivo.

Férias: a importância da interação social

Através da interação social, a criança conseguirá desenvolver comportamentos e formas de comunicação essenciais para criar e manter relações sociais relevantes.

A socialização permite ainda o desenvolvimento da fala e da linguagem, da autoestima, da capacidade de resolver problemas e de lidar com os outros e, acima de tudo, ensina o respeito pela diferença e pela singularidade de cada um.

A criança, durante o processo de socialização, aprende a avaliar e a decidir, aprende a ouvir e a respeitar a opinião dos outros. A interação social permite que a criança aprenda também a lidar com situações mais adversas, procurando a ajuda do outro na ponderação de soluções. Por este motivo, a correta gestão das emoções torna-se essencial para uma convivência social plena e saudável.

Em suma, a criança deve viver verdadeiramente a sua infância e desenvolver as competências sociais necessárias para o seu pleno desenvolvimento.