Exercício físico em casa em tempo de confinamento

Exercício físico em casa em tempo de confinamento

Com a pandemia da Covid-19 e com o confinamento, todos nós tentamos trazer alguma normalidade às nossas vidas.

Nestes tempos difíceis, devemos lembrar-nos da importância de mantermos uma rotina em todas as áreas da nossa vida e a prática do exercício físico não deve ser uma exceção.

Todos sabemos que os passeios higiénicos devem ser feitos de uma forma consciente. No entanto, grande parte do exercício físico deve mesmo ser feito em recolhimento e de forma individual e/ou em família, com o equipamento mais adequado.

Como manter a forma em tempo de confinamento: vantagens e equipamentos

Para que tudo corra bem, neste período tão complicado das nossas vidas, é necessário encontrarmos um equilíbrio entre o teletrabalho, o ensino à distância e a prática de outras atividades importantes para a nossa saúde física, mental e emocional.

Na verdade, a prática do exercício físico é fundamental não só para exercitarmos o corpo, mas também para “acalmarmos” a mente. Assim, ajuda-nos a manter a qualidade de vida, evitando o sedentarismo e reduzindo os níveis de ansiedade e o risco de depressão.

O exercício em casa tem algumas vantagens, nomeadamente:

– Evitar deslocamentos;

– Liberdade de fazer exercício a qualquer momento;

– Reduzir despesas;

– Poder transportar o material para qualquer lado;

– Reduzir a possibilidade de contrair a doença COVID-19.

Contudo, para podermos praticar exercício físico em casa precisamos de algum equipamento específico, simples e versátil. Este equipamento deverá permitir a realização de atividades diversificadas, sem ocupar muito espaço, mesmo na hora da sua arrumação. Deixamos, de seguida, alguns exemplos:

Como vimos, é fundamental mantermo-nos ativos, principalmente quando estamos em casa por um período mais longo, devido às restrições que a situação da COVID-19 impõe. Desta forma, o exercício físico tem um papel preponderante na gestão do stresse, na promoção de um sono mais tranquilo, na libertação de endorfinas, que nos fazem sentir bem, e na promoção de emoções positivas.

Publicar um comentário