Saiba como estimular a motricidade fina da criança

Brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento integral da criança, por esse motivo o ato de brincar deve ser valorizado e compreendido por pais, educadores e professores.

Através da brincadeira, a criança explora, descobre, interpreta e compreende o mundo que a rodeia e, desta forma, descobre-se a si própria.

É através dos movimentos que executa, dos estímulos e da interação com diferentes materiais que a criança aperfeiçoa muitas das suas capacidades, nomeadamente:

Na verdade, as brincadeiras, para além de promoverem a socialização, a linguagem e a comunicação, permitem desenvolver a psicomotricidade da criança, mas também a criatividade, a imaginação, a autonomia, a autoestima e a autoconfiança.

As brincadeiras permitem o desenvolvimento da motricidade fina e ajudam a:

Conheça diferentes formas de desenvolver a motricidade fina

No artigo O Desenvolvimento da Motricidade Fina da Criança, definimos motricidade fina como a capacidade de utilizar, de forma eficaz, precisa e controlada, os pequenos músculos do nosso corpo – em particular os músculos da mão e dos dedos -, produzindo, desta forma, movimentos específicos que facilitam a realização de tarefas do dia-a-dia, tais como vestir/ despir, abotoar, apertar cordões, abrir e fechar um fecho, dar nós, lavar os dentes, escrever, pintar, recortar. Estas competências exigem o controlo dos músculos, mas também a coordenação entre o nosso corpo e o cérebro – coordenação oculomanual.

A coordenação motora da criança deve ser estimulada e treinada desde muito cedo. Desta forma, iremos apresentar algumas imagens com atividades específicas, divertidas e significativas, que têm certamente impacto no desenvolvimento da motricidade fina.

Todas estas atividades ajudam a fortalecer os pequenos músculos e treinar o trabalho conjunto dos olhos e das mãos, facilitando, deste modo, a realização de tarefas importantes para o nosso dia a dia. Estas atividades são igualmente importantes para a realização das tarefas escolares, nomeadamente para a aquisição da pré-escrita e da escrita.

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