Conheça os benefícios de andar de bicicleta para o desenvolvimento da criança

Conheça os benefícios de andar de bicicleta para o desenvolvimento da criança

Brincar ao ar livre contribui significativamente para o bem-estar geral da criança.

Andar de bicicleta é uma das atividades mais completas e estimulantes para o seu desenvolvimento.

Na verdade, esta atividade ajuda a aumentar a imunidade infantil, a melhorar a qualidade do sono e a desenvolver as capacidades motoras, nomeadamente a coordenação motora, a força, a agilidade, a resistência, o ritmo, o equilíbrio e a flexibilidade.

Quando a criança anda de bicicleta, aprende a ter consciência do próprio corpo e da sua relação com o meio, desenvolvendo, assim, a lateralidade e a noção de espaço, ou seja, a capacidade de determinar e modificar a posição e movimento do corpo no espaço.

A saúde física e mental da criança

Andar de bicicleta é fundamental para a saúde física e mental da criança, contribuindo não só para o bom desempenho escolar, assim como para a redução de sintomas de desatenção (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção), de ansiedade e de stress. Além disso, ajuda a fortalecer o corpo da criança, reforçando os seus músculos e a sua estrutura óssea.

É uma atividade que permite ainda desenvolver competências sociais, sobretudo a capacidade de comunicar, de interagir de forma positiva e bem-sucedida com o outro e de estabelecer relações empáticas e cooperantes com todas as crianças.

Ao andar de bicicleta, a criança desenvolve a autonomia e aumenta a capacidade de gerir uma variedade de situações de risco, aprendendo a lidar com a adversidade e, desta forma, a tornar-se mais confiante, mas também mais cautelosa.

Por todos estes motivos, a prática do ciclismo é um hábito muito saudável, que ajuda a criança a exercitar o corpo e a melhorar o seu estado de espírito, para além de ser uma excelente forma de despertar na criança a consciência ambiental.

Em suma, para além dos inúmeros benefícios para a criança, andar de bicicleta é, sem dúvida, uma agradável atividade de lazer para se fazer em família, bem como com os seus pares, pois é uma ótima forma de conhecer novos amigos fora do seu círculo familiar.

Publicar um comentário