Aprendizagem STEAM

Conheça a importância da utilização das STEAM na aprendizagem

A metodologia STEAM é um modelo inovador de ensino cujo objetivo é incentivar os alunos para uma aprendizagem mais dinâmica e livre.

Neste modelo, é possível trabalhar diferentes conteúdos em simultâneo (aprendizagem multidisciplinar), permitindo que os alunos adquiram novos e variados conceitos ao mesmo tempo, de forma mais autónoma, construtiva e reflexiva.

A implementação da metodologia STEAM visa, essencialmente, promover uma inovadora e eficiente abordagem da aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de inúmeras competências essenciais para a formação de todas as crianças, mesmo daqueles que apresentam algum tipo de limitação.

Na verdade, a aprendizagem através das STEAM auxilia o desenvolvimento da comunicação, da criatividade, da colaboração e do pensamento crítico.

Se por um lado esta metodologia permite que os alunos experienciem e adquiram novas competências essenciais para a resolução dos problemas do dia-a-dia, por outro lado, este modelo, que prevê a integração de conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilita também que se preparem para os desafios cada vez mais exigentes em termos de flexibilidade no trabalho, inovação e responsabilidade.

Metodologia STEAM e a valorização do aluno

A valorização das particularidades de cada aluno e o treino adequado às suas características é fundamental para que a aprendizagem seja significativa.

Este modelo de aprendizagem, desafiador e atrativo, proporciona também um ambiente de aprendizagem baseado em práticas colaborativas que permitirão a inclusão e a cooperação entre todos os alunos, sem exceção.

Neste modelo, tanto os professores como os pais podem desempenhar o papel de mediadores do processo de aprendizagem. Na verdade, ambos podem auxiliar e estimular as crianças a pensarem, a procurarem respostas, a resolverem problemas e a colaborarem na procura de soluções.

A aplicação da metodologia STEAM através da Robótica

A robótica é, sem sombra de dúvidas, uma tecnologia do futuro que já está bem presente no nosso dia-a-dia. Através da robótica, as crianças são desafiadas a encontrar soluções para os diferentes problemas.

No nosso artigo “Robótica: a tecnologia do futuro que está a revolucionar a aprendizagem, podemos ver de que forma este recurso pode revolucionar o ensino, mas também como facilita o desenvolvimento de variadíssimas capacidades/ habilidades.

De facto, a robótica possibilita a aplicação da metodologia STEAM, pois permite que os alunos explorem, experienciem, observem, analisem e construam conhecimentos, através de uma aprendizagem multidisciplinar.

Publicar um comentário