5 Dicas para preparar o novo ano letivo

Depois de várias semanas de férias, o início do ano letivo está à porta.

Nesta altura, para além da necessidade de toda a família se readaptar às rotinas do tempo da escola, é fundamental preparar e organizar o regresso às aulas. Na verdade, estes são os principais ingredientes para ter um início de ano letivo mais tranquilo.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas de como deve ajudar o seu filho a organizar os materiais escolares, a gerir o seu espaço de trabalho e a planificar o seu tempo de estudo. Um bom planeamento contribuirá, sem dúvida, para a qualidade da aprendizagem do seu filho.

CONHEÇA AS DICAS

DICA 1: Organize com o seu filho o material escolar: prepare uma lista com os materiais que vai precisar. Para além dos tradicionais cadernos diários e manuais, um dossier para arquivar testes, fichas e trabalhos é essencial para uma boa organização. Todo o material escolar deverá estar adequadamente separado em diferentes recipientes ou gavetas. Para identificar os cadernos, os manuais e a parte do dossier correspondente a cada disciplina pode utilizar códigos de cores, atribuindo, desta forma, uma cor para cada disciplina.

DICA 2: Selecione um espaço tranquilo, organizado e bem iluminado para o seu filho estudar diariamente. Elimine todos os elementos distratores. Neste espaço, deve ser afixado um horário de estudo/ trabalho diário. Neste horário, o seu filho pode realizar os trabalhos da escola e estudar para as diferentes disciplinas.

Perto deste local, deverão estar todos os materiais necessários.

Criar uma rotina de estudo é crucial para o bem-estar e sucesso do seu filho.

DICA 3: Afixe, num lugar visível, o horário da escola e um calendário onde o seu filho possa registar os momentos de avaliação de cada área/ disciplina.

DICA 4: Uma agenda é essencial, não só para fazer o registo dos dias dos testes, mas também para registar os trabalhos ou atividades solicitadas pelos professores e as respetivas datas de entrega. Esta calendarização pode também ser afixada num lugar visível.

DICA 5: Dialogue com o seu filho sobre o regresso às aulas. Deixe-o partilhar as suas preocupações e expectativas. Motive-o, transmitindo-lhe confiança, para que comece o novo ano letivo tranquilo e entusiasmado. Ajude o seu filho a acreditar em si próprio e a estabelecer metas para este ano letivo.

Bom regresso às aulas!

Publicar um comentário